O fato novo do sultão III


– Mas que diabo! Eu não sou tolo! – dizia o homem consigo. – Pois não serei eu capaz de desempenhar o meu lugar?  É esquisito! Mas deixá-lo, não o deixo eu.

Em seguida elogiou o estofo, significando-lhe toda a sua admiração pelo desenho e o bem combinado das cores.

– É de uma magnificência  incomparável- disse ele ao sultão. E toda a cidade começou a falar desse tecido extraordinário.

Enfim, o próprio sultão quis vê-lo enquanto estava no tear. com um grande acompanhamento de pessoas distintas, entre as quais se contavam os dois honrados magnatas, dirigiu-se para as oficinas em que os dois velhacos teciam continuamente. mas sem fios de seda, nem de oiro, nem de espécie alguma.

– Não acha magnífico? – disseram os dois honrados funcionários.- O desenho e as cores são dignos de Vossa Alteza.

E apontaram para o tear vazio, como se as outras pessoas que ali estavam pudessem ver alguma coisa.

– Que é isto! – disse para consigo o sultão-. Não vejo nada !  É horrível! Serei eu tolo, incapaz de governar os meus estados? Que desgraça que me acontece!

Depois , de repente, exclamou: – É magnífico! Testemunho – vos  a minha real satisfação.

E meneou com a cabeça com uma ar prazenteiro, e olhou para o tear, sem se atrever a declarar a verdade. Todas as pessoas do séquito olharam do mesmo modo, uns atrás  dos outros, mas sem verem coisa alguma, e no entanto repetiam como o sultão: “É magnífico!” Deram-lhe de conselho que se apresentasse com o fato novo no dia da grande procissão. (cont.)

Texto de : Guerra Junqueiro, Contos para a Infância, Educação Literária, Porto Editora

Deixe uma Resposta

