Romance de Pedro e Inês II


“- Desculpe -disse ele.

E ela:

– Ora essa!

De outra vez, foram ao mesmo funeral. Porém, ela chegou mais tarde por causa do trânsito e ele foi embora mais cedo por se sentir mal.

De outra vez ainda, Inês pôs um anúncio num jornal, o que o Pedro lia todos os dias, mas, nesse dia, ele não o comprou. Já sei, foi azar. E daquela vez em que ele foi falar à televisão, ao programa que ela via todos os dias? Era uma noite de tempestade, houve uma quebra da eletricidade e a televisão avariou. Já sei, foi outra vez azar. Mas era sempre assim. Não havia hora ou lugar onde aqueles dois se pudessem  encontrar. Onde ela ia ele não ia. Ou então entrava quando ela saía. Ou então ia a olhar para o lado e não a via. Ela não existe, pensava então. E, daquela vez, era apenas um fantasma ou uma visão.

Digo-vos isto: ser é ser visto. E se ele não a  via, então ela não existia. Nem existia ele para ela porque também não o via.

Era uma vez Pedro e Inês. Para eles foi mesmo assim, só uma vez, sem antes nem depois. E nem por um momento o mundo se deteve para que nele coubesse o sonho daqueles dois.

Estão quase a chorar? É o que eu pensava, mas olhem que a história ainda não está acabada.

O tempo foi passando, eles também, que o tempo empurra as pessoas para a saída. De quê? Da vida.

Ora bem, Pedro e Inês, que viveram tão desencontrados, morreram no mesmo dia, à mesma hora e foram embora. Cruzaram-se no cemitério municipal ao entardecer, mas iam ambos de olhos fechados. Não se puderam ver

Ficaram a repousar eternamente ( é assim que se diz), lado a lado, e quando acordaram deste sonho mal sonhado talvez tenham, enfim, reencontrado e começado outra historia mais feliz. E era outra vez Pedro e Inês.

Ou será que ela estava alheia, deitada de lado, e ele não estava para ali virado?”

Texto de : Álvaro de Magalhães

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: